Origami

18/09/2006

Gosto de atividades que requerem paciência, porque elas são um excelente remédio para a ansiedade. Durante um tempo, pintei figuras em miniatura de metal, principalmente personagens de fantasia. As miniaturas sem pintura sumiram do mercado, e desde então estou procurando um hobby parecido. Nesse final de semana, resolvi pesquisar um pouco sobre origami, e fiquei fascinado com o que vi.

Dragão Chinês de Origami

Dragão Chinês – Criação de Satoshi Kamiya

Para quem já viu sapinhos de papel (ou mesmo o unicórnio do filme Blade Runner), a complexidade dos origamis atuais é impressionante. Houve uma grande revolução técnica, que permitiu superar os limites tradicionais. Antigamente, era difícil fazer figuras com mais de quatro extremidades; hoje, apenas com a dobra do papel e sem nenhum corte ou cola, artistas como Satoshi Kamiya produzem figuras impressionantes como o dragão chinês representado acima.

Falando em Kamiya, há duas grandes escolas de Origami hoje. Uma escola se baseia no estudo matemático das propriedades das dobras de papel, mas sem perder de vista os aspectos artísticos. Um dos principais mentores dessa escola é Robert Lang, um físico e engenheiro que abandonou uma carreira de ponta (com mais de 40 patentes em semicondutores e lasers) para se dedicar exclusivamente aos origamis. Lang desenvolveu diversos programas para analisar figuras e produzir o “crease pattern”, ou seja, o padrão de vincos do papel. Para quem acha que aí perde a graça, é preciso lembrar que não basta saber quais as marcas do papel; a sequência para produzir um origami não é computada, mas é essencial para que o modelo seja viável. A escola também valoriza adequadamente a destreza e o senso estético do artista. Já o japonês Satoshi Kamiya é um representante da escola ‘humana’ do origami. Ele é capaz de criar figuras como a apresentada acima graças a um imenso talento natural; nas palavras dele, ele “vê a figura completa, e depois vai desdobrando”.

Para meros curiosos, há dezenas de bons sites sobre o tema. Há também informações curiosas sobre aplicações práticas de origamis no mundo moderno – por exemplo, em problemas como a dobradura correta de um airbag de carro (um “origami 3d”), ou o desenho de estruturas dobráveis em aplicações de engenharia espacial. Nada mal para uma arte milenar que pode ser praticada apenas com as mãos e um pedaço de papel.

60 Respostas to “Origami”

  1. miena Says:

    achei interesante o seu dragao quero aprender a fazer

  2. Claudia Lopes Says:

    espetacular.

  3. Rodrigo Says:

    Perfeito!!!

  4. Leandro Dias Says:

    Sou fascinado por origame e gostaria de receber alguns tutoriais de como fazer alguns!
    A um tempo atrás eu aprendi a fazer um dragão que se usava 3 pedaços de folhas para fazer um dragão e depois juntava todos e ele virava um dragão, mais me esqueci como se faz.
    Será que vc saber fazer esse?
    se souber pode me mandar um tutorial também?
    Obrigado

  5. Mykola Says:

    O seu dragão é espectacular será que me consegue enviar o tutorial como se faz?

  6. gustavo Says:

    cara q legal meu muito loko velho tah muito massa vc meresse um parabems cara parabems

  7. lauri Says:

    adorei seu dragão vc poderia me emviar o diagrama p/ eu temtar fazer um muito obrigado

  8. Gabriel Says:

    Muito bom mesmo!!

    vc poderia me mandar o diagrama por favor!
    gostaria de tentar fazer tbm!!
    obrigado!
    um abraço

  9. cesar Says:

    Irado, me manda o diagrama dele falou?

  10. paula Says:

    adora origamas mas é uma pena que eu ñ sei fazer
    gostaria muito de que voc~es colocassem as instruções de como fazer

  11. faissom Says:

    gosto mto dessa arte milenar queria receber algumas tecnicas

  12. ANA PAULA Says:

    Fao Artes Marciais e curto muito fazer origami adorei seu drago A inteligencia no vem das mos que o fazem mas sim da alma e da mente de quem os pratica.

  13. chrystopher Says:

    eu tambm gostarua de aprender a fazer esse origame e outros bem complexos me manda o link tambm

    vlw

  14. wanderson lima Says:

    ja consigo fazer alguns bem complexos, mais nao como esse em cima, sabe como que é sempre qremos um pouko mais.

    manda pra mim se alguem tiver o link.

  15. augusto Says:

    eu gostei muito……………………………..
    do seu dragao mas para………………….
    seu site ficar melhor……………………….
    coloca como saser …………………………
    um dragao desses………………………….
    ae eu tenho sertesa que vc ………………
    vai ganhar muito dinheiro…………………
    e muitos elogios……………………………..
    thallllllll…………………………………………


  16. […] arte milenar da dobradura inspira criatividade, fortalece a concentração, memorização e […]

  17. guilherme Says:

    eu ja fiz esse é facil d +++++++++++++

  18. Marcella Says:

    podem me passar o tutorial desse dragão por favor ?????????Quero aprender a fezer este Dragão

  19. sabrina Says:

    Esse dragão é lindo! Depois de muito pesquisar e encontrá-lo, gostaria de saber se você pode me enviar o tutorial dele para fazê-lo. Obrigada

  20. mariana Says:

    ei quero receber o diagrama desse dragao por favor…………

  21. claudio Says:

    incrivel gostaria de fazer um igual me envia o diagrama por favor. Obrigado ps. fico mesmo magnifíco

  22. Cíntia Says:

    Adorei esse dragão!!!
    Por favor, mande-me o diagrama para eu tentar fazer.

    Obrigada.

  23. adriano Says:

    karacas que dragao massa demais……
    por favor me envie o diagrama para que eu possa tentar fazeer…….

  24. Nicolas Says:

    adoraria tentar fazer tb…
    nunca fiz origamis,mas sou apaixonado por dragões…

    nicolasaoquadrado@hotmail.com

    por favor adoraria iniciar nessa maravilhosa arte

  25. rui Says:

    a dorei o seu origame poderia me manda como se faz ele

  26. Pedro Says:

    Me passa o diagrama!!!

  27. Carla Says:

    Poucos conseguem chegar a perfeição,e aqueles que chegam merecem ser reconhecidos pelo mundo todo!Parabéns essa é uma das obras mais que perfeitas que já vi!!!!!!!!!!!

  28. Francisco Says:

    parabéns pela arte do dragão..
    você tem o diagrama do unicórnio do blade runner ? se sim,e se for possível,por favor me envie.
    obrigado.

  29. mario marcos Says:

    Não existe palavras para descrever essa obra é simplesmente fantástico

  30. Kayque Says:

    Nssa que lindo tem como me mandar como fazer.Eu inploro!!!.

  31. Lolo Says:

    Nossa isso é bem legal e fantástico!!!!

  32. jorge dos santos basilio Says:

    gostaria de aprender a fazer o origami

    grato.


  33. eu gosto muito de fazer arte com as mãos e amei este dragão gostaria muito de aprender.Você tambem sabe fazer um cisne dessa mesma arte de dobraduras de papel,se possível me envie um modelo passo a passo como fazer obrigada.


  34. É MUITO ÓTIMO ESTE ORIGAMI! O ARTISTA QUE CRIOU, É MUITO TALENTOSO! QUAL O NOME QUE SE DAR PARA O ARTISTA QUE FAZ ESTA MARAVILHOSA ARTI? GOSTARIA DE SABER A ONDE ENCONTRA O ESQUEMA DE GRAGÃO CHINES DE SATOSHI PARA EU FAZER?

  35. edvaldo Says:

    cara estou uma pesquisa, e amei seu dragão.
    sera q vc pode mim mandar um diagrama do dragão, temtar faze-lo.

  36. ricardo Says:

    O dragão chines de Kamiya é uma peça unica e somente ele sabe fazer e não exite diagramas. E talvez nunca existirá

  37. caue Says:

    fala brow kurti esse
    dragaõ
    cshol de bola
    tem komo tu me passar algum sity q da currso gratuito d origami
    fikei facinado nesse dragão
    ] e pensei em faser algum curso
    isso é demais
    fera te d parabens no qtu fez
    ass caue t+

  38. caue Says:

    então fera
    tenho 1 amigo q manja nisso
    tbm c tú quiser sabe dele
    so me dar 1 toqque
    ok
    q dou 1 jeito de me comunica kom ele
    fmz
    ai ele fala kontigo
    fecho brow t+ caue

  39. Rafael Says:

    ô seus bandos de burros não foi ele que fez ta vndo o nome do cara ali debaixo do dragão -.-

  40. Agnes Says:

    Bem lagal esse dragão. Eu queria aprander a fazer esse e outros mande otutorial parao meu e-mail eu gostaria muuuuuuuuuuuuuuuito e se vc poder mandar algo sobre o origami ficaria agradecida.

  41. Agnes Says:

    Eu adorei o origami

  42. ee Says:

    43

  43. amanda Says:

    nOssa ameii
    estOu fazendO um trabalhO escOlar de matematica e queria aprender a fazer este dragãO se poder me passa passO a passO

  44. charles Says:

    axei seu origami incrivel,se puder envie como fazer origamis pois qro muito aprender a fazer,gosto muito da cultura japonesa,arigato.

  45. Daniel Says:

    Acho fera demais quem faz do papel uma arte, gostaria de saber como consigo tutoriais de origami modular. Se puder me passar, agradeço !

    Abraço

  46. Arthur Spalenza Says:

    oi e aew
    ooo seu origami e muito loko eu to me enteresando pelo assunto e to dando uma olha mas em gostaria de saber como fazer o origami da foto encima se puder me mandar o tutorial agradeço desde ja obrigado e parabens pelo trabalho
    fui
    ][][][][][

  47. carlos Says:

    O seu dragão é espectacular será que me consegue enviar o tutorial como se faz?

  48. Alex.O Says:

    Está muito bonito realmente, apesar de uma pequena falha, na pata direita traseira, foi feito por um proficional…muito bom por sinal.Parabéns!


  49. comecei a interessar-me ha muito pouco tempo mas ja da para ver a dificuldade de tal animal mitologico mas pelo que vejo deve ser feito com dois papeis encaixados nao so pela minucia como pelo tamalho e/ou deve ter cortes que lhe conferem tal minucia…

  50. Fátima Says:

    O seu dragão é espectacular será que cv me consegue enviar o passo a passo como se faz?

    Bjo.

  51. Guilherme Says:

    vocês podem me mandar instruções de como fazer esse dragão?Se poder muito obrigado!

  52. Evandro junior Says:

    se vc souber fazer uma moto em origami envia um tutorial pra mim vlw ficou muito massa o dragão…

  53. jean Says:

    O seu dragão é espectacular será que cv me consegue enviar o passo a passo como se faz?

  54. heidy Says:

    adorei acho origami a maior arte de todos os tempos e o criador arrebentou irado.

  55. Kennedy Says:

    Puxa cara de+ esse hein tem como vc me mandar um passo a passo adoraria fazer um desse.

  56. claudio pires Says:

    Fantastico poderia por favor me passar o diagrama. Excelente trabalho agradeço desde já e aguardo seu retorno. Obrigado.
    Claudio píres

  57. mateus Says:

    its incredible!!

  58. mateus Says:

    tem muito jeito para isso 🙂

  59. antonio marques Says:

    sim senhor…ta porreiro, mas so deves receber merito pelo trabalho se o souberes voltar a fazer.
    podes provar que es digno desse merito pelo menos pondo um video na net contigo a fazelo.

    espero ver mais trabalhos como este…

  60. Sandra Says:

    Lindissimo esse dragao, se tiver, gostaria que me enviasse o diagrama, sou iniciante e sei que é dificil, mas quero tentar fazer…


Deixe um comentário

