Eleições e Internet… para 2010

19/08/2006

Estamos vivendo a reta final do processo eleitoral no Brasil. Talvez eu esteja meio de fora do processo, mas acho que a propaganda via Internet ainda é pouco (e mal) utilizada. Hoje, nos EUA, o poder da Web como meio político (especialmente dos blogs) já é evidente. Para quem não sabe, o Senador Liebermann – um político tradicional e influente – perdeu a disputa da vaga do partido para as próximas eleições, para um candidato praticamente desconhecido, que soube mobilizar tendências novas: uma plataforma pacifista, com suporte pesado de blogs e sites sociais no estilo MySpace e Orkut.

No Brasil o fenômeno ainda não se firmou, mas acho que nas próximas eleições (2010), o peso da Web e dos blogs se fará sentir. Este tipo de propaganda, com os blogs, traz de volta um componente importante que praticamente desapareceu das campanhas atuais, que é o “boca a boca”, o envolvimento das pessoas com a campanha. O candidato que souber se posicionar colherá os frutos.

Uma observação final: procurei um link para colocar a respeito da derrota de Liebermann, pesquisando pela frase “liebermann lost nomination” no Google. De 10 respostas da primeira página referenciando o tema, 8 eram de blogs, e apenas duas da mídia tradicional. Coincidência?

Anúncios

Uma resposta to “Eleições e Internet… para 2010”

  1. Alexandre Says:

    ocê já imaginou se tivesse 100.000,00 em dinheiro para apostar numa bolsa de valores onde os contratos futuros estão relacionados com as Eleições.?

    Você poderia investir no segundo turno e se houver segundo turno receberá os rendimentos desta opção de futuro, poderia investir na vitória de algum candidato já no primeiro turno ou o ingresso dele no segundo turno e no caso de haver um segundo turno poderia investir na vitória de um dos candidatos.

    Claro é tudo apenas um jogo de investimentos com uma moeda virtual, o Real Virtual (RV$). Cada jogador recebe a quantia de RV$ 100.000,00 os ganhos serão registrados para termos uma clasificação dos jogadores que mais conseguirem ganhar com as eleições 2006.

    Venha apostar, investir ou apenas especular na Bolsa Virtual de Valores das Eleições 2006.

    http://presidenciaveis2006.blogspot.com/index.html


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: